Para que testes de velocidade possam ser realizados eles geram grande consumo de tráfego na rede e por este motivo sobrecarregam a conexão.

Um teste de velocidade de forma isolada não diz nada a respeito da qualidade da sua conexão, ele deve sempre ser usado em conjunto com outros testes como por exemplo testes de latência, de interferência no WiFi, de funcionamento dos equipamentos, verificação da correta configuração dos equipamentos, verificação do sinal da fibra óptica, dentre outros e por isso eles devem ser executados preferencialmente por um técnico qualificado.

Dado a forma como os testes de velocidade são executados, gerando grandes sobrecargas na rede, a Onlink Telecom orienta a nunca executa-los sem necessidade, sob o risco de gerar instabilidades na conexão.


  • Mas como faço para saber se minha conexão está funcionando corretamente?

A melhor forma de você saber se sua internet está funcionando normalmente é verificando como está o funcionamento dos serviços dos grandes fornecedores de conteúdo da internet, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube, NetFlix, Spotify, Deezer, Gmail, Hotmail, Yahoo, Terra, Uol, Globo Esporte...

Estes serviços são fornecidos por grandes empresas que os entregam na internet com alta qualidade e estabilidade e dessa forma se sua internet também estiver funcionando de forma adequada, é observada uma boa navegação nestes serviços.

O que não se aplica a outros serviços como por exemplo a TV por IP (TV Box), que por sua vez apresentam problemas com frequência independentemente se sua conexão com a internet está funcionando de forma adequada. Isso acontece pelo fato de serem serviços piratas e com isso não conseguem entregar-se com qualidade na rede mundial.


EVITANDO TESTES DE VELOCIDADE SEM NECESSIDADE VOCÊ GARANTE UMA CONEXÃO MAIS ESTÁVEL